Berne
Recomendações para evitar berne
Miíase (berne ou bicheira)
Miíase é uma palavra de origem grega (myia = “mosca” + sufixo iasys = “moléstia”) que designa uma infestação parasitária causada por larvas de várias espécies de moscas que invadem o tecido cutâneo ou orifícios naturais (olhos, nariz, ouvidos, vagina etc.) do organismo de animais vertebrados de sangue quente, incluindo os seres humanos.
A doença, portanto, é uma zoodermatose. Dependendo do tipo de mosca que deposita os ovos, quando eclodem, as larvas penetram através da pele íntegra e utilizam o tecido saudável como recurso alimentar para seu desenvolvimento. Chamadas de larvas biontófagas, nas infestações mais extensas elas chegam a comprometer as condições de saúde do hospedeiro. Já as denominadas larvas necrobiontófagas proliferam somente em tecidos mortos, necrosados, ou em matéria orgânica em decomposição. No passado, estas últimas foram consideradas até úteis, uma vez que devoram o material em putrefação das feridas.
Moscas têm predileção por ambientes úmidos e de clima quente. Seu ciclo de vida possui quatro fases: ovo, larva, pupa e mosca adulta. Além de doenças de pele, como o berne e a bicheira, trabalho divulgado pela Fapesp revelou que cerca de 30% dos micro-organismos encontrados nas moscas-varejeiras são capazes de causar doenças nos seres humanos.
Recomendações para evitar berne
Bernes podem ocorrer em praticamente todo o território brasileiro, em virtude das condições climáticas favoráveis à proliferação de insetos. Sua frequência é maior nas zonas rurais.
A prevenção está diretamente associada ao combate às moscas vetores, aos cuidados com a higiene pessoal, do ambiente e à implantação do saneamento básico adequado. Algumas orientações ajudam a prevenir:
Use roupas que cubram a maior parte do corpo e passe repelente naquelas que permanecerem expostas;
Lave as mãos com frequência, especialmente antes das refeições, depois de usar o banheiro, depois de lidar com terra, plantas e adubos orgânicos;
Coloque telas nas janelas e mosquiteiros ao redor das camas;
Passe ferro quente nas roupas que foram colocadas no varal para secar para eliminar quaisquer possibilidade de ovos terem sido implantados nas peças ;
Procure um médico tão logo surja a suspeita da infestação;
Sob nenhum pretexto recorra à automedicação;
Mantenha o lixo doméstico em sacos resistentes e bem fechados;
Evite a exposição de ferimentos que possam atrair o ataque de moscas;
Tome a vacina contra o tétano se ainda não foi imunizado.